Portugal pela positiva

Publicado a
Atualizado a

O ano começa com indicadores económicos e turísticos muito positivos. Portugal está cada vez mais na moda e a conseguir cativar também os espanhóis, o que não acontecia. Há uns anos, olhava-se para este lado da fronteira com bastante desconhecimento, receio e até falta de interesse, mas tem mudado radicalmente, como confirmam os dados de dormidas e de visitas de turistas espanhóis a Portugal, que não deixam de aumentar espetacularmente. Neste último Natal e na passagem de ano foram ainda mais os espanhóis que decidiram passar uns dias de férias por cá e receber 2018 no Porto, em Lisboa ou noutras cidades portuguesas. As mensagens que recebo sempre dos amigos, colegas e familiares, depois de regressarem a casa, é sempre a mesma: "Adorámos, foram uns dias maravilhosos, Portugal é um país acolhedor e muito bonito, como não tínhamos descoberto antes? Voltaremos..."

O mesmo acontecia com os meios de comunicação social do meu país, sobretudo os sediados em Madrid. Para estes, há uma década, qualquer notícia do país de Camões, salvo se fosse mesmo importante ou trágica, não se valorizava, como uma outra que acontecesse em França ou no Reino Unido, por exemplo. Disto sabemos bastante, nós, os correspondentes espanhóis que trabalhávamos desde Portugal já nessa altura. A resposta diária mais frequente que se recebíamos dos nossos editores em Madrid eram: "Desculpa, não temos espaço porque aconteceu isto ou aquilo nos Estados Unidos, na França ou em Bruxelas."

Por sorte, em janeiro de 2018, as coisas mudaram para os que fazem informação desde Lisboa para Espanha. Hoje, na capital espanhola, e em algumas regiões transfronteiriças, como Galiza e Extremadura, acompanha-se diariamente, nos gabinetes dos governos autónomos, nos cafés e nas ruas, o que acontece em Portugal em termos de atualidade política, económica, cultural, no turismo, na sociedade e no desporto. Ou seja, tudo ou quase tudo interessa bastante mais do que interessava há dez anos.

Um dos presentes mais bonitos que recebi neste ano dos Reis Magos, foi oferecido pelo meu jornal, La Voz de Galicia, quando há dias me comunicou que a partir do final deste mês vai ser publicada uma série de artigos, reportagens e entrevistas sobre o tema Portugal en clave positiva - ou seja, Portugal pela positiva, para explicar detalhadamente aos leitores espanhóis o que se está a fazer bem do outro lado da fronteira e no que Portugal tem conseguido triunfar.

A economia, o turismo, a gastronomia, a cultura, as startups e o ensino de línguas são exemplos de sucesso. E os espanhóis querem saber como é que Portugal conseguiu ultrapassar a crise em tão pouco tempo, depois do resgate. Qual é o segredo desse sucesso económico que levou o ministro das Finanças, Mário Centeno, a conquistar Bruxelas e a ser eleito presidente do Eurogrupo?

Outro dos temas que mais curiosidade têm suscitado entre os meus compatriotas é o acordo à esquerda no Parlamento, a geringonça, que tem tornado possível o que parece impossível fora de Portugal, sobretudo no meu país.

E que dizer do boom turístico que se vive por cá? Em menos de uma década Portugal conseguiu aumentar e bater recordes no que se refere a número de visitantes estrangeiros. Há um mês foi mesmo considerado o melhor destino turístico do mundo. Em Espanha olha-se com inveja e com admiração para os portugueses, pela facilidade com que aprendem outras línguas nos centros educativos e as pronunciam, o que é uma coisa difícil para qualquer espanhol. O mesmo acontece com a cultura e com a música que se fazem em Portugal, com novas vozes, muito interessantes, e as que vêm de fora e participam nos festivais e eventos de enorme prestígio mundial, como Rock in Rio Lisboa ou o NOS Alive. E o que dizer do emprendedorismo, que tem convertido Lisboa na capital mundial da Web Summit e num polo global das startups?

Mas é verdade que nem tudo são sucessos, nesta altura vive-se o caos nas urgências hospitalares por causa da gripe, mas os jornalistas não estão cá só para informar e alertar para o que está mal, devemos destacar o que de bem se faz.

*Correspondente da rádio Cadena Cope e do jornal La Voz de Galicia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt