Portugal no oitavo Mundial da sua história com estatuto de cabeça-de-série no sorteio

É já na sexta-feira que a seleção conhece os adversários na fase de grupos do torneio. Ronaldo já olha para dois recordes, um de Eusébio e outro de nível global.
Publicado a
Atualizado a

Foi difícil, mas a Portugal conseguiu garantir o apuramento para a oitava fase final do Campeonato do Mundo da sua história, consolidando uma impressionante série de 12 presenças consecutivas em grandes competições, tendo também em conta os Europeus.

Para lá chegar foram precisos 10 jogos que voltaram a ter a marca de Cristiano Ronaldo, que aos 37 anos foi o mais utilizado dos 33 jogadores escolhidos pelo selecionador Fernando Santos (ver quadro) com um total de 810 minutos. Além disso, foi também o melhor marcador da equipa com seis golo, seguido por Diogo Jota que contabilizou cinco.

Será novamente em CR7 que vão recair as atenções no Qatar. Afinal, irá igualar o alemão Lothar Matthäus e os mexicanos Antonio Carbajal e Rafa Márquez como únicos atletas a estar em cinco Mundiais, sendo que já é o que tem mais presenças em Europeus (cinco). E esta é, à partida, a última oportunidade que terá para fazer história num Mundial, pelo que superar o quarto lugar de 2006 na Alemanha será, por certo, um dos grandes objetivos. Há ainda outro: tornar-se o português com mais golos em fases finais de Mundiais, pois está a dois de igualar os nove marcados por Eusébio em 1966.

Aliás, esse Mundial de há 56 aos, em Inglaterra, foi o primeiro e aquele onde Portugal alcançou a melhor classificação de sempre, o terceiro lugar, perdurando até hoje a foto de Eusébio em lágrimas, depois de perder nas meias-finais com os ingleses, em Wembley. Será uma classificação difícil de bater, mas para já o principal objetivo será ultrapassar a fase de grupos, algo que só foi conseguido em quatro das sete presenças, sendo que em 2010 e 2018 a equipa das quinas caiu nos oitavos-de-final perante Espanha e Uruguai, respetivamente.

A equipa de Fernando Santos vai conhecer os adversários na fase de grupos na sexta-feira, em Doha, sendo já certo que estará no grupo dos cabeças-de-série juntamente com Catar, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha. O torneio vai realizar-se entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt