Portugal não é o melhor país para viver, mas não é assim tão mau...

A Noruega é o país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano, segundo a ONU. Portugal está em 43.ª em 188 analisados
Publicado a
Atualizado a

Calculado com base em três dimensões do desenvolvimento humano - uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão de vida decente - o Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas 2014 coloca Portugal na 43.ª posição do ranking, precisamente a mesma em que se encontrava no ano anterior. Não é o melhor país para viver, mas não é assim tão mau.

O melhor ao nível do desenvolvimento humano é a Noruega, seguida da Austrália, Suíça, Holanda, Alemanha, Irlanda e Estados Unidos.

Na 43.ª posição, Portugal integra o grupo de países com desenvolvimento humano muito alto. Em 2014, a esperança média de vida era de 80.09 anos, a média de anos de escolaridade de 8.2, os anos de escolaridade esperados 16.3 e o rendimento bruto per capita de 25.757 dólares. Feitas as contas, Portugal tem uma pontuação de 0.830.

Portugal está no grupo dos melhores, mas há poucos países europeus atrás de nós. E entre os que tiveram de pedir ajuda externa é o que fica pior posicionado: Irlanda está em sexto (empatada com Alemanha) e a Grécia em 29.º.

Apesar de manter a posição, os dados revelam um desaceleramento no crescimento. Nos anos 90, o índice crescia a 0.97 por cento ano, na década seguinte a 0.47 e, desde 2010, abrandou para 0.33. Em 2009, o país estava no 34.º lugar.

O país tem, no entanto, bons resultados em alguns dos indicadores, como em termos de igualdade de género, em que está em 20.º lugar.

Os últimos lugares são ocupados pelo Burundi, Chade, Eritreia, República Centro-Africana e Níger.

Líbia, Jamaica, Cuba e Síria foram os países que registaram maiores quedas de lugares relativamente a anos anteriores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt