Portugal já pode exportar carne de porco para a Colômbia
Portugal já pode começar a exportar carne de porco para a Colômbia, anunciou esta quarta-feira o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, durante uma visita a uma indústria de carnes do concelho de Mafra.
"Abrimos hoje o mercado da Colômbia à carne de suíno", anunciou Capoulas Santos, após visitar a fábrica da Sicasal com uma delegação governamental chinesa, com o objetivo de abrir também as portas da China à carne de porco nacional.
O presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (FPAS), Vítor Menino, congratulou-se com a notícia, considerando que todos os mercados de exportação "são importantíssimos".
"Temos de ter portas abertas para fazer face à concentração da procura em Portugal e a Colômbia é estratégica. É um país que está muito bem colocado e onde o nível de vida permite negócios fundamentais", sublinhou o dirigente da FPAS.
A Colômbia é o segundo país sul-americano que se abre à exportação de carne de porco, depois da Venezuela. "Mas a Venezuela está com problemas graves. A Colômbia não, é um país estável", notou Vítor Menino.