Portugal e Qatar cada vez mais perto
Vivemos dias de dinâmica, entusiasmo e múltiplas iniciativas. Retomamos as nossas rotinas, os nossos projetos, construímos caminhos para o futuro, procurando ultrapassar as limitações que todos sentimos durante este período pandémico.
De facto, após esta travessia do deserto, todos nós estamos a trabalhar afincadamente para o retomar da atividade económica, social, cultural e desportiva, queremos crescer e ambicionamos mais.
O mundo mudou muito nos últimos 18 meses, e muito rapidamente, com novas geografias a surgirem como oportunidade, onde antes apenas existia curiosidade.
É neste contexto que nasce o Fórum Portugal Qatar, um projeto que, na sua essência, se constitui como uma associação sem fins lucrativos, que agrega uma experiência de largos anos de conhecimento do mercado, e que se assume como plataforma de promoção e conexão entre os dois países, dispondo de uma rede de parceiros locais no Qatar, disponíveis e motivados para a promoção de Portugal no Qatar.
O Qatar tem "Visão Nacional do Qatar 2030", que se constitui como pilar para o desenvolvimento do país, definindo os seus eixos de atuação interna e externa, dispondo de veículos financeiros e de investimento para acolher empresas internacionais, destacando a possibilidade de o investidor estrangeiro deter 100% do seu capital.
A economia do Qatar, assente numa economia diversificada, posiciona-se como acesso aos maiores centros de negócio mundiais, e por essa razão somos cada vez mais desafiados a promover empresas portuguesas para o Qatar, em diversos eventos, como recentemente na fileira da construção, do imobiliário e do turismo onde vamos estar no próximo mês, com duas empresas líderes em Portugal.
O recente acolhimento pela nossa CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa do Estado do Qatar como país observador associado é mais um claro sinal da crescente valorização da língua portuguesa no contexto global.
Recordo-me do dia 5 de maio de 2017, Dia Internacional da Língua Portuguesa, de assistir à entrega dos primeiros diplomas, do curso de Português para Estrangeiros, a alunos que tinham concluído o seu curso, dentro da universidade no Qatar, e este ciclo continua com edições sucessivas, até hoje.
Portugal, e a comunidade lusófona, vive um momento de oportunidade, que devidamente trabalhado, com suporte, conhecimento e dedicação, se constitui como um novo horizonte, destacando as áreas onde temos conseguido merecido reconhecimento internacional, nomeadamente na economia, no desporto, no turismo e na cultura.
O Mundial de 2022 decorrerá no Qatar entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022, e será disputado em oito estádios por 32 seleções, sendo certo que o Qatar vai entregar um mundial de excelência.
As infraestruturas estão praticamente todas concluídas, mas existem muitas oportunidades para serviços, ativação e produtos diferenciadores que complementem e acrescentem valor aos projetos, dentro da organização do Mundial.
Aproximamo-nos a passos largos do Mundial 2022 e, como todos sabemos, o futebol tem a capacidade de aproximar pessoas, pelo que pode funcionar como elemento agregador. Estamos na altura certa para apostar em dois países que têm muito a partilhar.
Agora, temos de fazer o nosso trabalho, apoiar e incentivar a nossa seleção para assegurar a qualificação, pois o Qatar espera por nós!
Presidente do Fórum Portugal Qatar