Portugal é o país em destaque no festival holandês Eurosonic

Em conferência de imprensa, esta tarde, no festival Nos Primavera Sound, o diretor do Eurosonic, Peter Smidt, revelou que Portugal será o país em destaque na próxima edição do festival.
Publicado a
Atualizado a

Realizado desde 1986 na Holanda, o festival Eurosoinc tem como objetivo dar a conhecer à indústria projetos emergentes da música europeia. A próxima edição, a realizar entre 11 e 14 de janeiro na cidade holandesa de Groningen, terá Portugal como país em destaque, sendo assim esperados cerca de 20 projetos nacionais num cartaz composto por mais de três centenas de artistas. As candidaturas estão já abertas e prolongam-se até ao dia 1 de setembro, altura em que o júri, composto pela equipa de agenciamento do Eurosonic começa a anunciar os eleitos. A escolha de Portugal é simples, como disse ao DN o diretor do festival: "Há muito talento em Portugal, que merece ser conhecido por toda a Europa".

Qual é o objetivo deste festival?
São muitas as bandas europeias que, por diversas razões, não consegue ter a rodagem que merecem nos festivais e salas de espetáculo da Europa e o nosso objetivo principal é precisamente o de apresentar esses artistas à indústria.

E como é que isso é feito?
Todos os anos convidamos cerca de 5 mil agentes e programadores dos maiores festivais e salas da Europa para assistir aos concertos. O nosso papel é o de facilitadores dessa rodagem, que tem dado muitos resultados, como os números o comprovam. Aliás, todos os anos publicamos uma listagem com os concertos conseguidos pelas bandas participantes.

Quais são os critérios de seleção dos artistas?
É um trabalho feito em parceria entre a nossa equipa e 28 rádios europeias, que no caso de Portugal é a Antena 3. Para além do festival, organizamos o Prémio Europeu de Música para Artistas Emergentes, que é apresentado pelo inglês Jools Holland, da BBC, no primeiro dia do festival e já teve três vencedores portugueses: Mariza, Buraka Som Sistema e Amor Electro.

Anunciou aqui que Portugal será o país em destaque na próxima edição, o que significa isso?
Que haverá um maior número de artistas portugueses do que o habitual. Normalmente o país em destaque conta com cerca de duas dezenas de representantes, num total de mais de 300 bandas e músicos.

E porquê Portugal?
Porque é um país onde está muita coisa a acontecer ao nível da música, onde existe uma enorme cultura de festivais de música, como se vê aqui no Primavera. Mas especialmente porque há muito talento em Portugal, que merece ser conhecido por toda a Europa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt