Portugal é dos países onde se começa a fumar mais cedo

Um quarto dos portugueses são fumadores e, desses, 75% começaram a fumar antes dos 18, o que nos coloca no topo da lista europeia.
Publicado a
Atualizado a

Rita Mendes, 36 anos, fumou o primeiro cigarro aos 14. "Via os mais velhos a fumar e queria experimentar. Achava que dava estilo, que era algo arrojado", conta ao DN. Aos 17 já fumava a sério e, hoje, um maço não chega para um dia. Rita está entre os 2,5 milhões de fumadores em Portugal, onde a idade média de início do hábito se situa nos 16,9 anos, um número que coloca o país no topo da lista europeia daqueles onde se começa a fumar mais cedo, sendo só ultrapassado pela Espanha.

Segundo um inquérito Eurobarómetro, 25% da população portuguesa é fumadora, mais 2% do que em 2012. "Os jovens estão a fumar mais e mais cedo, o que é altamente preocupante", destaca Ana Figueiredo, coordenadora da Co- missão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. "Sabemos que há muitas crianças que começam a fumar aos 13 anos", frisa a pneumologista.

A maioria dos fumadores em Portugal (55%) começaram entre os 15 e os 18 anos, 21% iniciaram o hábito antes dos 15 e 20% entre os 19 e os 25. A média está, atualmente, nos 16,9, uma descida de 0,8 face à de 2012 (17,7 anos). Com a mesma idade média de início do hábito de fumar surgem o Reino Unido e a Dinamarca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt