Portugal e Cabo Verde. Uma nova era de cooperação

Esta é a primeira de visita de António Costa a um país estrangeiro como primeiro-ministro
Publicado a

À chegada à Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, António Costa tinha à sua espera José Maria Neves que há 12 anos ocupa o cargo de primeiro-ministro eleito pelo PAICV. Está em fim de mandato e não volta a candidatar-se às eleições legislativas marcadas para 20 de março. Reservando-se para, eventualmente, disputar as eleições presidenciais previstas para final do ano, onde poderá defrontar o atual Presidente da República, Jorge Fonseca, que é apoiado pelo MPD, o principal partido da oposição.

Na cerimónia de boas-vindas, ainda no aeroporto Nelson Mandela, José Maria Neves sublinhou a importância desta visita do primeiro-ministro português. "É uma visita também simbólica porque é a primeira realizada pelo primeiro-ministro de Portugal a um país estrangeiro, o que demonstra a excelência das relações entre os nossos dois países", enfatizou o primeiro-ministro de Cabo Verde.

Sintonizado com o homólogo cabo-verdiano, António Costa elogiou o papel de José Maria Neves no fortalecimento da cooperação entre Lisboa e a Praia. "Vamos, nesta viagem, abrir o processo de elaboração do novo Plano Estratégico de Cooperação. E quisemos fazê-lo ainda durante o governo do primeiro-ministro José Maria Neves que, ao fim de três mandatos, reconhecemos os diversos gestos de grande amizade que teve para com Portugal". "Ao lançarmos este novo ciclo de cooperação quisemos fazê-lo ainda com um governo de um velho amigo a quem aproveitamos também para agradecer tudo aquilo que fez pela amizade entre os nossos dois países, pelo fortalecimento da CPLP, pela parceria estratégica entre a UE e Cabo Verde", concluiu o primeiro-ministro português antes de agradecer também o contributo da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal para o desenvolvimento do nosso país.

José Maria Neves enunciou as prioridades da "nova era de cooperação" entre Portugal e Cabo Verde apontando como áreas chave as energias renováveis, o ensino superior, a ciência e a inovação, o desenvolvimento empresarial, as tecnologias de informação e a economia do mar. "Esta é uma área em que Portugal está muito avançado e nós podemos trabalhar em conjunto para, nos próximos anos, dar um salto grande nesta cooperação", disse o primeiro-ministro de Cabo Verde antes de reafirmar que esta "é uma visita que é extremamente importante e simbólica, que mostra não só o grande afeto que existe entre Cabo Verde e Portugal mas também a vontade e a determinação forte de continuarmos a reforçar as excelentes relações que existem entre os nossos dois países".

Diário de Notícias
www.dn.pt