Portugal é bicampeão do mundo de fotografia
Portugal é o país vencedor do World Photographic Cup, campeonato do mundo da fotografia, que se realizou no Japão. Esta é a segunda vez consecutiva que o conjunto dos fotógrafos nacionais alcança a melhor classificação da iniciativa.
Com 26 equipas de fotógrafos, oriundos de quatro continentes, este campeonato distinguiu os melhores em diversas categorias, desde o género retrato ao género natureza, passando pelas fotografias de casamento, reportagem, ilustração ou comerciais.
Com uma única medalha, a de bronze atribuída a José Almeida na categoria de ilustração, Portugal conseguiu sete presenças nos vários top-10, pelo que reuniu 34 pontos. Ficou assim à frente dos Estados Unidos e da Rússia, que ficaram na segunda e terceira posições, respetivamente.
"Estou muito orgulhoso do trabalho dos nossos profissionais. Arrecadado por um país tão pequenino como o nosso, este prémio só mostra que somos grandes no que fazemos", disse à Lusa Rui Pires, que preside à Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), e nessa condição convoca os concorrentes nacionais entre os diversos candidatos inscritos para o efeito.
A equipa portuguesa que concorreu às seis categorias da edição do WPC de 2017 reuniu um total de 15 fotógrafos de várias regiões do país.
As medalhas de ouro foram para os seguintes fotógrafos: Dušan Holovej, Eslováquia (Comercial), Antti Karppinen, Finlandia (Ilustração), Pepe Soho, México (Natureza), Eelena Malysheva, Rússia (Retrato), Goh Wee Seng, Singapura (Reportagem), Lee Howell, Reino Unido (Casamento).
Giuseppe Scozzi, diretor executivo do WPC, realça o significado internacional do prémio, ao referir que "nunca houve antes um programa que envolvesse assim a fotografia". O mesmo responsável acrescenta que os participantes vêm, por isso, demonstrando uma crescente "onda de entusiasmo no sentido de darem o seu melhor pelo país que representam".