Portugal conquista 4 medalhas nas Olimpíadas da Matemática
Quatro estudantes portugueses conquistaram quatro medalhas nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que decorreram em Antofagasta, no Chile, das quais duas de prata e duas de bronze, segundo um comunicado do Ministério da Educação entretanto divulgado.
Em comunicado, o Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues "felicita os alunos Alberto Pacheco (Colégio Paulo VI, Gondomar) e Matilde Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra) pela conquista, cada um, de uma medalha de prata, a que se juntam outras duas medalhas de bronze: uma conquistada por Gonçalo Paredes (Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra) e outra por Manuel Cabral (Colégio Valsassina, Lisboa)".
Os jovens que participaram nas 31.ªs Olimpíadas Ibero-Americanas (OIAM) de Matemática, que arrancaram a 24 de setembro e que hoje terminaram, são oriundos de cerca de 20 países da América Latina e Península Ibérica.
A participação de Portugal nas olimpíadas é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian são algumas das entidades que apoiam a realização das Olimpíadas.
Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM).
As inscrições estão abertas até 31 de outubro.