Portugal caça quatro Leões em Cannes

Fischer e Leo Burnett foram as duas agências nacionais premiadas no mais importante festival de publicidade do mundo.<br />
Publicado a
Atualizado a

A Fischer Portugal e a Leo Burnett conquistaram cada uma dois Leões no Festival de Cannes, o mais prestigiado evento na área da comunicação e publicidade do mundo. De um total de 240 trabalhos portugueses apresentados a concurso, provenientes de 28 agências, foram quatro os prémios principais obtidos pela representação portuguesa.

A Fischer Portugal conseguiu o principal prémio na categoria de Media, subcategoria Melhor Aproveitamento de Outdoor, com a atribuição do Leão de ouro ao projecto "Compromisso", desenvolvido pela dupla criativa Diogo Melo e Rafael Pintanguy para os CTT. Também na categoria Media, o mesmo trabalho alcançou um Leão de prata na subcategoria Produtos e Serviços.

A Leo Burnett conquistou igualmente dois Leões, um de prata e outro de bronze. O Leão de prata foi atribuído à agência portuguesa na categoria de Relações Públicas, com o "Projecto Viva", da responsabilidade da dupla constituída por Renato Lopes e Erick Rosa, trabalho desenvolvido para a cadeia de supermercados Lidl. O Leão de bronze foi alcançado pela Leo Burnett na categoria de Imprensa, com a campanha MTV que a dupla de criativos Steve Colmare e Pedro Hefs realizou para a promoção do programa Famous Crime Scene.

Para além destes quatro prémios principais conquistados pela representação portuguesa no festival deste ano que terminou a 26 de Junho, outros trabalhos foram alvo de destaque. Na categoria Filme, por exemplo, Portugal colocou dois projectos na shortlist, um de-senvolvido pela Brandia para a RTP1 e outro da responsabilidade da MyBrand para a Activo Bank.

O projecto "Entra em Campo", desenvolvido pela Fischer Portugal para a Sagres, na categoria de Promo, e o projecto "Loja Que Vende Esperança", criado pela Leo Burnett para a Cruz Vermelha, na categoria Marketing Directo, também mereceram destaque os profissionais presentes em Cannes.

Para Vasco Perestelo, presidente da MOP, representante oficial do Festival Cannes Lions em Portugal, o balanço da participação portuguesa na 57.ª edição do festival é "muito positivo". "É certo que em 2009 conquistámos mais Leões - 11, no total -, mas esse foi um resultado anormal", explicou ao DN, aditando que "este ano até se verificou um aumento no número de trabalhos inscritos".

No final de Setembro vai realizar-se a exposição Cannes Lions Review, que apresentará os trabalhos vencedores.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt