Portugal arrecada três medalhas no primeiro dia dos Jogos Europeus da Juventude
No dia inaugural da competição organizada pelo Comité Paralímpico Europeu, Pedro Frasco arrecadou a medalha de ouro nos 100 metros da classe T13, destinada a deficientes visuais, terminando a prova em 12,25 segundos.
Na classe T12, igualmente reservada a deficientes visuais, Márcia Araújo, com o guia Adélio Fernandes, conquistou a prata nos 100 metros, com o tempo de 13,87 segundos, e a irmã gémea Sara Araújo, com a guia Margarida Silva, alcançou o bronze, com 14,17 segundos.
Já Domingos Magalhães terminou em segundo lugar no lançamento do peso da classe F20, reservada a para atletas com deficiência intelectual, numa prova não medalhada.
No boccia, André Ramos (categoria BC1) e Ana Sofia Costa (BC3) ganharam os três jogos que disputaram e estão bem lançados para conquistar uma medalha, Paulo Santos (BC4) estreou-se com um triunfo e Rodrigo Celestino (BC3) perdeu o encontro inaugural.
Por seu lado, Mário Bastardo, Damião Domingues, Bruno Araújo e Francisco Malheiro foram derrotados em todos os encontros da fase de grupos do ténis de mesa.
Nas modalidades coletivas, a equipa lusa de basquetebol em cadeiras de rodas venceu por 59-20 a Finlândia, antes de perder com a Itália, por 51-26, enquanto o conjunto que disputa a prova de 'goalball' bateu a Hungria (11-4) e a República Checa (10-5), mas, pelo meio, foi superado pela Alemanha (8-6).
Os Jogos Europeus da Juventude decorrem até domingo e contam com a participação de mais de 650 atletas de 23 países.