Portas representa Portugal no funeral de Havel

Ministro dos Negócios Estrangeiros é o representante do Estado português nas cerimónias fúnebres do arquitecto da "Revolução de Veludo", que decorre esta sexta-feira, em Praga
Publicado a
Atualizado a

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros vai representar Portugal nas cerimónias fúnebres do dramaturgo e ex-Presidente Vaclav Havel, na sexta-feira, em Praga disse o porta-voz do MNE.

"O Governo português expressa grande pesar pela morte do Presidente Vaclav Havel, estadista de singular grandeza e personalidade incontornável no processo da construção europeia, e expressa as suas sentidas condolências à família de Vaclav Havel e ao povo Checo", disse a mesma fonte ao acrescentar que Vaclav Havel foi "veterano da Primavera de Praga, arquitecto da 'Revolução de Veludo' e protagonista de momentos marcantes da história europeia".

Para o Governo português Vaclav Havel, "homem de letras" e "grande humanista", desempenhou um "papel fundamental" na "transição pacífica e exemplar da Checoslováquia para a democracia, quer como seu último presidente, quer no estabelecimento da República Checa, de que foi primeiro presidente", disse ainda o porta-voz do MNE, Miguel Guedes.

As cerimónias fúnebres oficiais do ex-presidente checo Vaclav Havel, figura central da "Revolução de Veludo", em 1989, serão realizadas na sexta-feira na Catedral de São Vito, no Castelo de Praga.

O ex-presidente checo Vaclav Havel, que se tinha retirado da vida pública devido a problemas de saúde, morreu no domingo aos 75 anos durante o sono na sua casa, no Norte do país, em Hradecek.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt