Porta-voz de partido neonazi grego em prisão preventiva

A justiça grega decretou hoje prisão preventiva para Ilias Kasiriadis, porta-voz do grupo parlamentar do Aurora Dourada, o último líder do partido neonazi que ainda se encontrava em liberdade.
Publicado a
Atualizado a

Kasiriadis, que já tinha sido detido em outubro de 2013 por associação criminosa encontrava-se em regime de liberdade condicional mas acabou por ser preso hoje por posse ilegal de armas.

Em declarações a um juiz do tribunal de Atenas, o líder neonazi declarou que as armas em causa são duas espingardas de caça que se encontram legalmente registadas.

Hoje, tal como tem acontecido em episódios que envolvem anteriores detenções de membros do Aurora Dourada, um grupo de apoiantes neonazis juntou-se frente ao tribunal para se manifestar contra a ordem de prisão.

"Os juízes são todos criminosos", gritaram os apoiantes do partido frente ao edifício do tribunal da capital da Grécia.

Com Kasiriadis são já oito os deputados do Aurora Dourada presos o que representa a metade do grupo parlamentar do partido de extrema-direita.

Dos restantes oito, três deputados encontram-se em regime de prisão domiciliária e são autorizados a assistir aos debates no Parlamento.

Desta feita, apenas cinco dos 16 parlamentares do Aurora Dourada estão em liberdade, mas todos em regime condicional.

Desconhece-se ainda qual a data do julgamento dos elementos do partido que são acusados de diversos crimes, entre os quais, do assassinato do cantor de rap e ativista de esquerda, Pavlos Fyssas no dia 17 de setembro de 2013, na capital da Grécia.

Apesar dos processos judiciais contra os dirigentes, o Aurora Dourada foi o terceiro partido mais votado nas eleições europeias, realizadas no dia 27 de maio, tendo atingido mais de nove por cento dos votos.

Kasiridis, em particular, foi o candidato autárquico do Aurora Dourada nas eleições locais que também decorreram em maio, tendo conseguido 16 por cento dos votos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt