O preço para meio milhão de portugueses encontrarem a felicidade não foi caro: 14,90 euros. É quanto custa O Segredo, o livro de autoajuda que mais vendeu em Portugal desde que as estatísticas são fiáveis. Qual o segredo de O Segredo? É simples, a autora descobriu, através de vários testemunhos, a lei da atração, ou seja, se queremos atrair o sucesso basta ter essa meta em mente e o sucesso chegará. Pelo menos para Rhonda Byrne esse sonho tornou-se realidade, pois já vendeu mais de três milhões e meio de exemplares em todo o mundo..Lançado em 2006, o livro de Rhonda Byrne, editado em Portugal pela Lua de Prata, tornou-se um best-seller e nenhum outro livro lançado no nosso país desde então ultrapassou as suas vendas, apesar de ter sido imitado de todas as maneiras possíveis. Após O Segredo, que fez esquecer tudo o que já foi publicado nesta área desde as tentativas pré-históricas de Lobsang Rampa para se ser feliz, têm sido muitas as tentativas na última década de achar a felicidade através de um livro..Até os autores portugueses experimentaram as suas hipóteses, tanto assim que um dos sucessos recentes pertence a Inês Nunes Pimentel e ao seu Vive a Tua Luz (ed. Nascente), que vendeu sete mil exemplares. A autora tinha em mente a leitora e a solução que propôs "nasce do acompanhamento de milhares de mulheres em consultas, workshops e redes sociais", diz a coach de transformação para o corpo, tendo percebido que "o principal pilar que impede a conquista de tudo o resto na vida é o amor-próprio". A premissa até parece simples quando a descreve: "Quando temos a coragem de nos apaixonar por nós, podemos transformar toda a nossa vida e ser realmente felizes." Por isso, escreveu o livro com o objetivo de "criar uma autêntica revolução de amor-próprio" e confessa que "isto é que eu gostava de ter lido há muitos anos". As vendas corresponderam e um novo livro está para breve..Não foi a única portuguesa a tentar descobrir o segredo para a felicidade. O médico Manuel Pinto Coelho foi um sucesso ainda maior ao publicar o Chegar Novo a Velho (ed. Prime Books), onde explorava a tese de que o bem-estar físico e uma melhor saúde tornam as pessoas mais felizes, tanto assim que liderou as tabelas de vendas de 2016 e 2017 e foram feitas 35 reedições, além de publicar novos livros em torno da mesmo temática. Quem comprou esta chave para a felicidade poderia não perceber o papel da medicina quântica, mas gostou da desmistificação do colesterol, entre outros mitos do que é saudável ou não..Deparar-se com a felicidade através dos livros parece ser o método mais recente dos portugueses, tanto assim que se tornou um dos poucos segmentos rentáveis da edição e os leitores estão atentos às novas modas dessa literatura que nos salva da desgraça. Não será por acaso que dentro de dias sairá um segundo livro com um asterisco no título. Trata-se do grande sucesso norte-americano de Rachel Hollis, Miúda, Deixa-Te de M*erdas (Girl, Wash Your Face), em que a autora dá várias pistas para se viver melhor, entre elas as vinte mentiras que impedem os leitores de serem mais felizes e produtivos. Depois de se ler este M*rdas, a autora garante que dificilmente continuaremos a acreditar no que até agora impedia vivermos melhor..A questão do asterisco no título poderá parecer menor, mas não é: o livro que mais vendeu em Portugal em 2018 (em todos os géneros) é, de Mark Manson. Segundo Paulo Batista, da editora Desassossego, o grande segredo deste volume com asterisco é que o autor "ofereceu algo a que não estávamos habituados: o tom provocador, sempre com uma forte carga de humor, que dá ao leitor uma experiência de leitura única". Ou seja, "numa época em que vivemos a correr e temos cada vez menos tempo para resolver os nossos problemas, deve-se relativizar o que nos dizem" e o melhor método é "borrifarmo-nos para a situação"..Foi o que setenta mil portugueses fizeram, porque o título era jocoso e porque refletia a teoria que estava impressa nas páginas. Daí que haja curiosidade em saber qual é o perfil do leitor da autoajuda, e ninguém melhor para o definir do que José Prata, da editora Lua de Prata, a líder deste género em Portugal, e responsável pela publicação de O Segredo. Que refere logo um facto surpreendente quanto às vendas: "É maior a percentagem de quem se recusa a ler autoajuda do que os que a leem, mas os leitores do género compram muitos livros.".Existem muitas variáveis para encontrar o perfil do leitor, mas a experiência de José Prata diz-lhe o seguinte: "A autoajuda mais comum é lida sobretudo por mulheres, mas no mercado normal 80% dos livros são comprados por elas, e a autoajuda não escapa ao fenómeno." No entanto, no caso de O Segredo, diz, para se "atingir um patamar tão grande só com uma boa percentagem de homens. Ninguém vende meio milhão de livros só a um sexo"..Existem também subgéneros na autoajuda e com leitores diferentes: o segmento da gestão e carreira vende mais entre homens: "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (ed. Lua de Papel), de Dale Carnegie, é um destes casos." Os livros em que os protagonistas são animais de estimação "seduzem bastante as crianças e são uma porta de entrada para os mais novos no mundo da autoajuda". O público mais idoso também tem as suas preferências: "O quarto livro mais vendido de sempre é O Céu Existe mesmo ["a história real do menino que esteve no Céu e trouxe de lá uma mensagem"], porque tem um carácter cristão e os que são mais apegados à religião apreciam."