Polícia prende "cúmplice" de autor de atentado em Berlim

O homem foi preso esta manhã, após o seu número ter sido encontrado no telefone do principal suspeito
Publicado a
Atualizado a

As autoridades alemãs prenderam um homem tunisino que poderá ter sido cúmplice de Anis Amri no atentando em Berlim. O homem, cuja identidade não foi revelada, terá ajudado o jovem de 24 anos a cometer o ataque que matou 12 pessoas num mercado de Natal na semana passada.

"O falecido suspeito Anis Amri tinha gravado o número de telemóvel deste cidadão da Tunísia, de 40 anos. As investigações indicam que ele pode ter estado envolvido no ataque", disse o gabinete do procurador responsável pelo caso, segundo a AP.

O homem foi preso esta manhã, após terem sido feitas buscas na sua casa e local de trabalho. A procuradoria tem até esta quinta-feira para determinar se tem provas suficientes para emitir um mandado de prisão e mantê-lo sob custódia.

"O grau de certeza sobre as ligações deste detido ainda está sujeito a investigações posteriores", acrescentaram os investigadores.

O atentado de 19 de dezembro foi reivindicado pelo Estado Islâmico mas as autoridades ainda estão a tentar descobrir se Anis Amri, que foi morto pela polícia italiana em Milão, atuou sozinho e por iniciativa própria ou se teve uma rede de apoio.

Falta saber também como o tunisino foi de Berlim para Milão. "Há indicações de que ele viajou via Holanda" a caminho de Lyon, disse Wim de Bruin, porta-voz da procuradoria holandesa.

[artigo:5569607]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt