Polícia Marítima resgata 45 refugiados sírios à deriva
A Polícia Marítima (PM) resgatou 45 refugiados sírios na madrugada deste sábado ao largo da Grécia, numa embarcação à deriva com mar agitado e temperaturas a rondar os 2º centígrados.
O resgate dos refugiados - 11 mulheres (duas idosas), 18 homens, 16 bebés e crianças - ocorreu em águas territoriais gregas durante uma patrulha noturna dos agentes da PM sedeados na ilha grega de Lesbos, ao serviço da agência europeia de fronteiras (FRONTEX), informou a polícia.
A embarcação estava à deriva por falta de combustível em mar agitado, com vento forte e uma temperatura do ar que rondava os 2 graus centígrados, adiantou a PM em comunicado.
[destaque:Polícia Marítima apoia agência europeia de fronteiras a partir da ilha de Lesbos]
"Ao deparar-se com uma embarcação cheia de crianças, a PM colocou rapidamente todas as pessoas a bordo, começando pelas mulheres e crianças que apresentavam sinais visíveis de grande cansaço e má disposição associada à agitação marítima", acrescentou a nota policial.
Os refugiados foram imediatamente transportados para o porto de Molivos e o bote rebocado com os pertences dos refugiados.
A PM iniciou a 1 de outubro de 2015 esta missão de apoio à Guarda Costeira grega, integrada na operação Poseidon Rapid Intervention da FRONTEX, que vai manter-se até 30 de setembro deste ano. Desde o início resgatou mais de 2000 migrantes e refugiados que transportou para terra, referiu a PM.