Polícia Marítima e SEF em operação contra campismo selvagem
A Polícia Marítima e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fiscalizaram, ontem, entre as 08.30 e as 12.30, um total de 19 autocaravanas nas zonas de estacionamento contíguas às praias da Boca do Rio, do Barranco e da Cordoama localizadas no concelho de Vila do Bispo, na costa vicentina.
Nessa operação levada a efeito no âmbito da Equipa Mista de Prevenção Criminal da Região do Algarve (EMPRACA), foram igualmente fiscalizados 24 cidadãos portugueses e oriundos de outros países da União Europeia, não tendo sido detetadas irregularidades.
"As autocaravanas não podem ficar estacionadas durante a noite junto às praias e sensibilizámos os seus ocupantes para essa situação, que se insere no denominado caravanismo selvagem", disse ao DN o comandante dos portos de Portimão e Lagos, Santos Pereira.
Segundo aquele responsável, sobretudo "no Verão há muito caravanismo selvagem nesta zona da costa vicentina, com maior aglomerado de autocaravanas na Boca do Rio, numa situação que se estende até Sagres".
A Polícia Marítima vai intensificar ações de fiscalização nesta área da costa algarvia com o objetivo de impedir caravanismo selvagem, proibido por lei das 00.00 horas às 08.00 horas, enquanto o SEF pretende com aquele tipo de ações a verificação de situações de permanência irregular de cidadãos estrangeiros em território nacional.
Na operação estiveram empenhados dois agentes da Policia Marítima e outros tantos do SEF, com o apoio de uma viatura Todo-o-Terreno e outra ligeira.
No dia 27 de Setembro, recorde-se, a equipa mista de prevenção criminal da Região do Algarve fiscalizou onze veleiros e 24 tripulantes no Rio Arade, no anteporto Portimão.