Polícia alemã faz buscas relacionadas com as inundações no verão de 2021

Inundações aconteceram em julho de 2021. Os terrenos perto de uma mina no rio Erft deslizaram depois de fortes chuvas. Em agosto, as autoridades já tinham aberto uma investigação por homicídio.
Publicado a
Atualizado a

A polícia da Alemanha fez esta terça-feira buscas em escritórios e habitações no âmbito de uma investigação relacionada com as inundações do verão de 2021, que causaram mais de 180 mortos e centenas de feridos no país.

O Ministério Público de Colónia coordenou as buscas que foram executadas por 140 agentes da polícia e envolveram mais de 20 escritórios e habitações, relatou a agência de notícias alemã dpa.

As investigações centraram-se, alegadamente, no proprietário de uma mina a céu aberto em Erftstadt, perto da cidade de Colónia, bem como em cinco pessoas da empresa operadora e quatro pessoas do conselho distrital regional, segundo agência alemã. Os suspeitos têm entre os 29 e 65 anos.

Os suspeitos estão a ser investigados por negligência, tendo causado uma inundação por omissão. Com isto, colocaram em perigo a construção e violaram a lei federal de mineração da Alemanha. De acordo com a investigação, pode não ter havido proteção suficiente contra as inundações, o que pode ter contribuído para a entrada de grande quantidade de água na mina durante a noite de 16 de julho.

O procurador de Colónia, Ulrich Bremer, explicou à dpa que "há uma suspeita de que os arguidos poderiam e deveriam ter reconhecido as condições de proteção contra inundações no aterro e nos aterros da mina devido ao seu envolvimento profissional com a mina, e deveriam ter tomado cuidado".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt