Pneus para o carro que se enchem sozinhos
Segundo um comunicado da empresa, a Goodyear está a desenvolver um sistema a que chamou Air Maintenance Technology (AMT) que incorpora, no interior do pneu, todos os elementos - incluindo uma mini-bomba de ar - necessários para que o pneumático mantenha sempre a pressão correcta de circulação.
A corrente eléctrica necessária para alimentar o sistema é gerada enquanto o pneu roda na estrada, explica Jean-Claude Kihn, vice-presidente e director técnico da Goodyear.
Não há ainda data prevista para a comercialização do AMT, mas o interesse dos governos norte-americano e luxemburguês no projecto deverá acelerar o seu desenvolvimento, diz a empresa.
Na semana passada, a administração Obama entregou à Goodyear um subsídio de 1,5 milhões de dólares (1,05 milhões de euros) para a investigação. O departamento de desenvolvimento da empresa no luxemburgo recebe também apoio estatal.
Circular com pneus cuja pressão está abaixo da recomendada resulta num aumento de consumo de combustível entre 2,5 a 3,3 por cento, lê-se no referido comunicado.