PM indigita novo diretor do SIED: o diplomata José Pedro Marinho da Costa

Sucede a Carlos Lopes Pires, recentemente empossado secretário de Estado da Defesa.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro-ministro, António Costa, indigitou esta segunda-feira o diplomata José Pedro Marinho da Costa como o novo diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), cargo deixado vago por Carlos Lopes Pires quando foi empossado secretário de Estado da Defesa.

Em nota enviada ao DN, o chefe do Governo sublinha que José Marinho da Costa, licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa e pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto Europeu da Universidade de Lisboa, "foi Diretor de Serviços dos Assuntos Institucionais, na DGAE, e antes esteve em funções na Representação de Portugal junto da União Europeia (REPER)".

"Tem ampla experiência diplomática, tendo exercido funções, designadamente, nas embaixadas de Cabo Verde e Marrocos. Foi diretor de serviços da diplomacia Económica na DGATE; cônsul-geral em Marselha. foi ainda adjunto diplomático do primeiro-ministro, em 2010, esteve na Direção de Serviços da África Subsaariana da DGRB, chefe de divisão de Relações Bilaterais com os Países da América do Norte, da Direção de Serviços das Américas, da Direção-Geral de Política Externa", pode ainda ler-se.

O gabinete de António Costa esclarece ainda que "o líder do principal partido da oposição, Luis Montenegro" foi informado desta indigitação.

"Irão agora ser desencadeados os procedimentos tendo em vista a sua nomeação, concretamente a audição na Assembleia da República", lê-se ainda em nota, na qual se agradece "ao Dr. Carlos Pires os serviços prestados na liderança do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt