PM disposto a pedir desculpa se assessor for condenado
"Eu tenho uma visão à moda antiga de que se é inocente até ser provado que é culpado", argumentou David Cameron no Parlamento, em Londres, num debate extraordinário sobre o escândalo suscitado pela denúncia da prática de escutas telefónicas pelo News of the World. Mas "se se provar que me mentiram, esse seria o momento para um profundo pedido de desculpas e nesse caso prometo que não desiludirei", prometeu.
Cameron pediu "imensa desculpa pela indignação que causou" a contratação de Coulson, que foi detido e interrogado há uma semana e meia pela polícia sob suspeitas de envolvimento nas escutas telefónicas e também de corrupção da polícia. "Olhando para trás, não lhe teria oferecido o emprego e esperava que ele não o tivesse aceitado. Mas não se tomam decisões retrospectivamente, tomam-se no presente e vive-se e aprende-se e, acreditem, eu aprendi", afirmou.
O líder da oposição, o trabalhista Ed Miliband, lamentou a oportunidade perdida com "meia desculpa" e reiterou a necessidade de um pedido de desculpas "inteiro". "Isto não tem nada a ver se Coulson lhe mentiu, tem a ver com toda a informação que o primeiro-ministro ignorou", justificou.