PM considera 'respostas sólidas' à valorização do iene

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, afirmou hoje que o Governo considerará "respostas sólidas" à valorização do iene que continua perto do seu máximo contra o dólar norte-americano no mercado de divisas de Tóquio.
Publicado a
Atualizado a

"Às 09:00 em Tóquio (01:00 em Lisboa), o iene estava a ser transacionado a 76,82 unidades por dólar, contra as 76,68 unidades na cotação final do mercado de Tóquio na quarta-feira. A moeda europeia, por sua vez, valia 108,62 ienes contra 110,24 ienes na quarta-feira.

Há cerca de uma semana o Governo japonês foi ao mercado de divisas para desvalorizar o iene, apesar do impacto dessa operação ter sido quase nulo perante a debilidade do dólar americano e do euro. O ministro japonês das Finanças, Yoshihiko Noda, acrescentou também hoje em declarações à ag6encia Kyodo, que o Governo continuará atento aos movimentos do mercado de divisas, depois de na segunda-feira fontes do mesmo Ministério terem indicado a possibilidade de uma nova intervenção no mercado.

A 17 de Marco, o iene fixou um novo recorde contra o dólar o que levou então -- poucos dias depois do forte sismo e tsunami que afectou o nordeste do Japão -- a uma intervenção coordenada do G7 para depreciar a moeda japonesa no mercado internacional. Um iene forte prejudica as exportações japonesas já que diminui a competitividade do país ao mesmo tempo que reduz os lucros no momento de repatriar o dinheiro das vendas.

"Às 10:00 em Tóquio (02:00 em Lisboa), o índice Nikkei da bolsa de Tóquio seguia em baixa de 1,76 por cento ou 159 pontos para 8.879 pontos, abaixo da barreira psicológica dos 9.000 pontos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt