Plutão: chegaram as imagens mais nítidas de sempre
As fotos foram tiradas da sonda da Nasa, em Julho deste ano. As imagens divulgadas pela agência espacial dos EUA na sexta-feira mostram detalhes da superfície de Plutão, incluindo montanhas, crateras e campos de gelo, com uma resolução dez vezes melhor que a das fotos anteriores e exibe novas informações sobre o planeta anão, assim como de outros satélites.
"Estas imagens em close-up, mostram a diversidade existente em Plutão e provam a importância destas sondas para dar a conhecer novos dados aos cientistas", disse John Grunsfeld, da Nasa. "Estamos surpreendidos com o que vimos", remata.
A sonda New Horizons partiu da Terra em janeiro de 2006, com as cinzas de Clyde Tombaugh, o astrónomo que descobriu Plutão em 1930.
A viagem da sonda até o final do sistema solar demorou nove anos e meio e percorreu 4,8 mil milhões de km.
Apesar de Plutão estar classificado como um planeta anão desde 2006, Charles Bolden, administrador da Nasa, disse esperar que a decisão seja reconsiderada.
As imagens agora divulgadas incluem partes de um terreno gelado plano conhecido como Sputnik Planum, bem como as montanhas Al-Idrisi.
"Estas novas imagens dão-nos uma janela de resolução de tirar o fôlego," explica o cientista-chefe Alan Stern, do Southwest Research Institute em Boulder, Colorado.