PJ Harvey, Adele e Anna Calvi entre os nomeados
"21", de Adele, "Anna Calvi", o disco de estreia de Anna Calvi, e "Let England Shake", de PJ Harvey, são três dos doze finalistas ao prestigiado prémio no valor de 24.000 euros. PJ Harvey, que venceu um Mercury Prize em 2001, é agora nomeada dez anos depois com o elogiado álbum "Let England Shake", que apresentou este ano ao vivo em Lisboa em dois concertos esgotados.
Na lista dos nomeados deste ano estão também os Elbow, com "Build A Rocket Boys!", distinguidos com o Mercury Prize em 2008, um galardão que lhes proporcionou um salto qualitativo na carreira, agora que cumprem vinte anos de existência.
Os restantes nomeados são: Everything Everything, com "Man Alive", Ghostpoet, com "Peanut Butter Blues and Melancholy Jam", Gwilym Simcock, com "Good Days At Schloss Elmau", James Blake, com o disco de estreia homónimo, Katy B, com "On A Mission", King Creosote & Jon Hopkins, com "Diamond Mine", Metronomy, com "The English Riviera", e Tinie Tempah, com "Disc-Overy".
Anna Calvi, Everything Everything e James Blake atuaram este mês em Portugal no festival Optimus Alive, os Elbow tocaram no sábado no festival Super Bock Super Rock. Os Metronomy integram o cartaz do festival Paredes de Coura.
O vencedor da edição deste ano do Mercury Prize será conhecido em Londres a 6 de Setembro. No ano passado, o Mercury Prize foi atribuído aos The XX, com o disco de estreia "XX".