Pina Moura elogia austeridade do Governo de Passos
"O que é novo - e esse aspeto é muito importante e de saudar com muita veemência - é que pela primeira vez nos últimos 10 anos este Governo mostrou que tem um rumo para enfrentar as dificuldades e para virar a situação estrutural da economia portuguesa", afirmou aos jornalistas o antigo ministro de António Guterres antes de uma conferência sobre o futuro da Europa na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Pina Moura respondeu positivamente à questão sobre se hoje tomaria as medidas que este Governo está a aplicar e lembrou que o programa de reforma da despesa pública do Governo de Guterres "foi e é uma demonstração de que esses problemas estavam identificados, mas depois falhou a política económica no seu sentido mais político".
Na opinião do antigo governante, "eram precisas coisas feitas e orientações tomadas e decisões concretas que, por dificuldades políticas, entre as quais a hesitação, conduziram a esta situação".
Em relação às previsões sobre a recessão que afeta o país, Pina Moura explicou que está política de austeridade é "absolutamente inescapável" para resolver os problemas estruturais e disse que este será o "ponto mais baixo de viragem".
O Banco de Portugal (BdP) reviu hoje em baixa as suas previsões económicas para 2012 e 2013, e espera agora que haja estagnação no próximo ano, mas o Governo considera que a atividade económica vai recuperar.
No seu Boletim Económico de primavera, o Banco prevê que o PIB português encolha 3,4 por cento este ano, e que tenha uma variação nula em 2013. Na edição anterior do Boletim, o BdP projetava uma quebra do PIB de 3,1 por cento em 2012, e um crescimento de 0,3 por cento em 2013.