Piloto preso em Londres com nível de álcool nove vezes superior ao limite
Katsutoshi Jitsukawa, um piloto de 42 anos da companhia Japan Airlines (JAL), declarou-se ontem culpado, num tribunal londrino, de ter excedido (cerca de nove vezes e meia) o limite legal de álcool no sangue para pilotos da aviação comercial.
O piloto foi detido no domingo passado, no Aeroporto de Heathrow, em Londres, depois de ter sido submetido a um teste de alcolémia onde acusou uma taxa de 189 mg de álcool por cada 100 ml de sangue. O limite legal são 20 mg.
De acordo com a BBC, o piloto foi denunciado pelo condutor de um autocarro de ligação dos passageiros e tripulação às aeronaves. O motorista terá notado o hálito a álcool do piloto, dando de imediato o alerta.
Jitsukawafoitestado cerca de 50 minutos antes da hora prevista de partida do voo JL44, com destino a Tóquio.
A JAL já emitiu um pedido de desculpas pelo sucedido, tendo prometido "implementar de imediato ações preventivas de futuras ocorrências".
Em junho, um piloto da British Airways, Julian Monaghan, foi condenado a seis meses de prisão efetiva depois de ter acusado menos de metade do que agora foi detetado ao piloto nipónico.