Piloto engana-se nas coordenadas e aterra em Melbourne... em vez da Malásia
Um voo da Air Asia X de Sydney para a Malásia não chegou ao destino porque o piloto se enganou a introduzir as coordenadas e teve de aterrar o avião em Melbourne. Assim, a aeronave não chegou a sair da Austrália. A conclusão é de uma investigação da autoridade de segurança aérea do país, revelada esta quarta-feira.
O Airbus A330 saiu de Sydney às 11.55 de 10 de março de 2015, com destino a Kuala Lumpur, onde devia aterrar nove horas depois. Mas devido a uma sucessão de erros e desatenções, que começou com a introdução das coordenadas erradas, e ao mau tempo, acabou por ter de aterrar em Melbourne, cerca de três horas depois. Ou seja, após ter feito uma viagem de 722 km, em vez dos 6 611 até à capital da Malásia.
Um relatório publicado esta quarta-feira pela autoridade de segurança aérea australiana (ATBS, na sigla em inglês) dá conta da insólita viagem. Tudo começou a correr mal porque o equipamento de proteção auditiva do comandante estava indisponível, o que o levou a assumir as tarefas do cockpit, em vez da inspeção externa ao avião. Foi nesta altura que introduziu manualmente, e mal, as coordenadas do local da partida, o que afetou o sistema de navegação.
O relatório diz que a tripulação teve várias oportunidades para identificar e corrigir o erro, mas que ninguém reparou até já estarem no ar. Só ao quinto sinal - um alerta a dizer "TERRAIN! TERRAIN!" - os dois pilotos repararam que havia um problema. Conscientes de que algo estava mal - afinal o sistema de navegação dizia-lhe que estavam prestes a embater em terra quando viam que tinham o caminho livre -, os dois pilotos tentaram voltar para Sydney, mas receberam indicações de que não seria possível.
As tentativas de retificar o problema "resultaram numa maior degradação do sistema de navegação", bem como de outros sistemas do avião, pelo que o controlo aéreo pediu-lhes para se dirigirem para Melbourne, onde o estado do tempo e as condições de visibilidade facilitariam a aterragem sem a assistência dos sistema de navegação, já que em Sydney estava mau tempo.
Foram necessárias várias horas no chão, em Melbourne, para resolver o problema, antes de o avião poder seguir viagem para Kuala Lumpur.
A ATBS nota que as ações do controlo aéreo foram eficazes e ajudaram a manter a aeronave em segurança, bem como os outros aviões na área e salienta que a companhia aérea tomou medidas para evitar a repetição do problema.