Pianista dá concerto na prisão de Leiria antes de tocar com Andrea Bocelli em Fátima
No âmbito da sua fundação Réssonance, a francesa Elizabeth Sombart toca concertos solidários em locais de sofrimento, como hospitais, lares, prisões, campo de refugiados ou zonas de conflito. Nesse sentido, aproveitando a sua vinda ao Santuário de Fátima, a convite de Andrea Bocelli, a pianista irá dar um concerto no Estabelecimento Prisional de Leiria, conhecido por prisão-escola, no dia 11 de maio, pelas 15:00.
"Será como uma aula. A pianista fará uma viagem à música desde Bach até Choupin. Ela tocará uma peça de cada compositor. Será um concerto pedagógico", explicou à agência Lusa o responsável pela programação dos concertos na Suíça, Mário Duro.
Um dia antes, a 10 de maio, Elizabeth Sombart irá dar um concerto no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21:00, cuja receita irá reverter a favor dos escuteiros da região de Leiria.
A artista apoia bolseiros e jovens "prodígio" que queiram aprender música e que não tenham condições económicas para o fazer através da fundação Réssonance. Com sede na Suíça, esta organização está representada em Bélgica, Espanha, França, Itália, Líbano e Roménia.
Elizabeth Sombart iniciou os estudos de piano aos sete anos, quando foi matriculada no Conservatório de Estrasburgo. Aos 11 anos, fez a sua primeira atuação pública. Tendo vencido o Prémio Nacional de Piano e de Música de Câmara, aos 16 anos, a pianista dirigiu-se para Buenos Aires, onde estudou piano com Bruno Leonardo Gelber. Foi aluna de Sergiu Celibidache, a sua referência maior, na Universidade de Mayence, onde aprendeu a fenomenologia da música e agora faz 'masterclasses' em parceria com o maestro Jordi Mora.
Em 1998, fundou a Fundação Résonnance, que oferece, gratuitamente, educação musical clássica/erudita. Em 2006, foi-lhe atribuído o grau de Chevalier de l'Ordre National du Mérite, pela sua carreira, e, em 2008, foi elevada a Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres.
No próximo dia 13 de maio, pelas 16:00, a Basílica da Santíssima Trindade, acolherá um recital de Andrea Bocelli, em ação de graças pelo Centenário de Fátima, com entrada gratuita (a lotação já está esgotada) e que terá como convidada especial a fadista Ana Moura. O artista far-se-á acompanhar pela pianista francesa Elizabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a já habitual direção musical de Carlo Bernini.