Pharrell e Thicke condenados a pagar sete milhões por plágio de música de Marvin Gaye

Tribunal considerou que "Blurred lines" é um plágio de "Got to Give It Up", sucesso de 1977 do mítico cantor soul. Os filhos de Marvin Gaye vão receber a milionária indemnização. Recorde outros casos.
Publicado a
Atualizado a

Pharrell e Robin Thicke foram condenados a pagar 7,4 milhões de dólares (cerca de sete milhões de euros) aos filhos de Marvin Gaye. O tribunal federal considerou que o tema de 2013 "Blurred Lines" é um plágio do sucesso do cantor soul "Got to Give It Up" (1977). A empresa discográfica e o rapper T.I., também convidado a participar no tema, foram ilibados de responsabilidades.

Os três filhos do cantor, Nona, Frankie e Marvin Gaye III processaram Pharrell e Robin Thicke em 2013. Nona admitiu, após conhecer o veredicto, que se sentia "livre das amarras" dos dois músicos", salientando que eles mentiram durante este processo. A família de Marvin Gaye considerava que Pharrel e Robin Thicke foram além de apenas tentar reproduzir a sonoridade do tema cantor que morreu em 1984.

Este vídeo publicado no You Tube tenta demonstrar precisamente as parecenças entre os dois temas.

[youtube:ziz9HW2ZmmY]

Um dos advogados de Pharrell e Thicke disse que esta decisão pode ter um efeito dissuasivo de artistas tentarem basear-se em sonoridades de outros artistas. A decisão judicial é passível de recurso.

"Blurred Lines" foi um dos grandes temas de 2013 e vendeu mais de sete milhões de cópias. Thicke amealhou cerca de 5,3 milhões de euros e Pharrell um pouco menos (cerca de cinco milhões), segundo o LA Times.

[youtube:yyDUC1LUXSU]

"Got to Give It Up" foi o tema que Marvin Gaye compôs para corresponder ao pedido da sua discográfica, que o queria a atuar numa sonoridade mais disco, um dos estilos musicais que marcou a década de 70. Foi um sucesso a nível mundial e o cantor escolheu-o para abrir muitos dos seus espetáculos.

[youtube:75BlzjqGVcc]

Esta indemnização milionária junta-se assim à lista de outros plágios famosos. O rapper Vanilla Ice, com "Ice Ice Baby" foi acusado de plagiar o tema dos Queen e David Bowie, "Under Pressure". Os Radiohead não só tiveram de pagar como incluíram Albert Hammond e Mike Hazelwood nos créditos da música "Creep", devido às parecenças com "The Air That I Breathe".

Também os Rolling Stones acordaram colocar KD Lang como coautora do tema de "Anybody Seen My Baby", por ser similar a "Constant Craving". Mas o a banda de Mick Jagger também esteve do outro lado da questão do plágio. "Bittersweet Symphony", dos The Verve, tem acordes de "The Last Time". Havia um acordo para utilizar cinco notas, mas um "manager" dos Rolling Stones acabou por processar os The Verve por considerar que a banda tinha utilizado muito mais da música do que acordado. Como em grande parte dos casos, chegou-se a acordo fora do tribunal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt