Pete Seeger fez da sua música uma arma política

Figura fundamental da música folk norte-americana, Pete Seeger foi durante décadas um ativista pelos direitos civis. Morreu na segunda-feira no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, aos 94 anos
Publicado a
Atualizado a

Cantautor, ativista político, divulgador da canção folk americana. A importância e influência de Pete Seeger em muito extravasou a música. Levou as suas histórias para o domínio político e fez delas hinos de defesa de direitos civis. Assim foi durante décadas, atravessando uma boa parte dos acontecimentos mais importantes do século XX (e também do início deste século). Morreu na segunda-feira, aos 94 anos, no Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, onde estava internado há uma semana, de "causas naturais", confirmou o seu neto Kitama Cahill Jackson ao New York Times.

"Pete Seeger foi um homem que nunca abandonou a sua firmeza ideológica em nenhuma circunstância. Esteve sempre presente nas lutas, desde a repressão nos anos 1930 à guerra contra o nazismo, às lutas contra o macarthismo, contra o racismo, contra a guerra do Vietname... Até esteve no Occupy Wall Street. É uma figura de uma coerência e de uma persistência exemplares", afirma ao DN Ruben de Carvalho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt