Perder peso ad nauseam: jóqueis subjugados à ditadura das dietas

Corridas de cavalos. Reino Unido quer combater excessos dos jóqueis para manterem peso baixo. Depois dos diuréticos, saunas e banhos quentes, nova moda é vomitar antes das provas.
Publicado a
Atualizado a

Um jóquei ou candidato a jóquei de alta competição deve levar o seu esforço ao limite do vómito? A pergunta não é nova, mas ganhou atualidade nos últimos dias, no Reino Unido (uma das pátrias das corridas de cavalos), após se ter reacendido o debate sobre como os cavaleiros se submetem à ditadura das dietas, para serem o mais leves possível - algo que os deixa em vantagem nas provas.

Na base está a denúncia da Associação Profissional de Jóqueis do Reino Unido de que a prática de flipping (ato de vomitar depois de comer) aumentou consideravelmente entre os jovens candidatos a cavaleiros. O recurso a diuréticos, saunas, banhos quentes e outros artifícios do género (mais ou menos duvidosos) era algo conhecido. Mas a revelação de que o recurso ao vómito virou moda e alguns cavaleiros até perdem dentes ("levados" pelo contacto frequente com ácido biliar) serviu para confirmar que há quem leve ad nauseam (até provocar náuseas) o esforço para perder peso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt