Penalização tira vitória na 1.ª etapa a Al-Attiyah
Uma penalização de dois minutos ao piloto Nasser Al-Attiyah, do Qatar, por parte da organização do Dakar2015, deu a vitória na primeira etapa do rali ao argentino Orlando Terranova.
Desta forma, Terranova (Mini) assumiu o primeiro lugar da classificação dos automóveis, com o tempo de 01:13.12 horas, enquanto Al Attiyah (Mini) foi relegado para o sétimo lugar, a 1.38 minutos do novo líder.
O norte-americano Robby Gordon (Hummer) subiu ao segundo lugar da classificação, a 42 segundos de Terranova, enquanto o holandês Giniel De Villiers (Toyota) ficou no terceiro posto, a 50.
O português Carlos Sousa (Mitsubishi) concluiu a etapa no 12.º lugar, ficando com um atraso de 2.42 para o novo líder, enquanto Ricardo Leal dos Santos (Nissan) foi 26.º, a 6.19.
Os primeiros 170 quilómetros cronometrados do rali ficaram marcados pelos problemas mecânicos no Mini do espanhol Nani Roma, que já assumiu a sua impossibilidade de lutar pela revalidação do título conquistado em 2014.
Na segunda-feira, corre-se a segunda etapa, entre Villa Carlos Paz e San Juan, ainda na Argentina, com um total de 518 quilómetros cronometrados.