Pelo menos um morto e 20 feridos no sismo que atingiu ilha de Java
O sismo com magnitude de grau 6 na escala de Richter que hoje atingiu a ilha indonésia de Java provocou pelo menos um morto e 20 feridos, incluindo oito estudantes, anunciaram responsáveis locais.
No mais recente balanço oito estudantes ficaram feridos quando o telhado da escola abateu.
De acordo com a agência geológica norte-americana (USGS), o sismo foi localizado a oeste da ilha de Java, a mais populosa da Indonésia, a uma profundidade de 43 quilómetros, com o epicentro a cerca de 153 quilómetros a sudoeste de Jacarta, a capital.
O responsável por uma agência governamental em Serang, a capital da província de Banten, precisou que um aldeão no distrito de Lebak, perto do epicentro, morreu eletrocutado quando a sua casa ruiu.
Mais de 330 edifícios ficaram danificados em Lebak, acrescentou o responsável à cadeia televisiva TVOne.
Entre os edifícios atingidos com gravidade incluem-se um centro de saúde público e uma mesquita.
A Agência Nacional para a Mitigação de Desastres disse, numa declaração, que seis estudantes liceais sofreram ferimentos graves quando abateu o telhado da sua escola na região de Cianjur, oeste de Java.
Dois outros alunos também ficaram feridos mas sem gravidade.
O organismo governamental referiu-se a centenas de edifícios danificados, incluindo diversas mesquitas e hospitais, e anunciou que prossegue o balanço para apurar a extensão dos danos.
O Ministério dos Assuntos Sociais disse ainda que 12 pessoas também ficaram feridas em Bogor, outra área a oeste de Java.
Os edifícios em Jacarta foram abalados durante 10 a 20 segundos e foram emitidas ordens de evacuação, com multidões a juntarem-se nas ruas.
A TVOne exibiu imagens de pânico entre trabalhadores e clientes de um centro comercial no centro de Jacarta.
Testemunhas disseram a esta cadeia televisiva que diversas casas foram atingidas na região de Java ocidental, onde muitas pessoas se refugiaram em zonas mais elevadas devido ao receio de tsunami.
A agência tinha previamente indicado que o sismo não teve o potencial para justificar um alerta de tsunami, que não foi emitido.
A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, está localizado no chamado "Anel de Fogo" do Pacífico e sujeita a frequentes terramotos e erupções vulcânicas.