Pelo menos 11 mortos em atentado em Mogadíscio, incluindo vários deputados

O ataque já foi reivindicado pelo grupo al-Shabab, cujas ligações à Al-Qaeda são conhecidas
Publicado a
Atualizado a

Pelo menos 11 pessoas morreram, entre as quais vários deputados, num atentado hoje perpetrado com um veículo armadilhado contra um hotel da capital somali pelo grupo 'jihadista' al-Shabab, indicaram fontes policiais.

Na explosão e no tiroteio que se lhe seguiu, morreram os deputados Abdullahi Jaamac Kabaayne e Mohamed Mohamud Gure, e há mais três parlamentares feridos entre as 22 pessoas atingidas, precisou o porta-voz da polícia, Mohamed Madaxey.

O hotel Ambassador, no centro de Mogadíscio, sofreu hoje à tarde uma forte explosão ao ser atacado com uma viatura armadilhada. Em seguida, um grupo de cinco 'jihadistas' irrompeu nas instalações, relatou à agência de notícias espanhola Efe o deputado Omar Abdullahi Balash.

[artigo: 5204940]

O grupo al-Shabab, ligados à Al-Qaeda, reivindicou este novo atentado na capital somali, onde nos últimos meses aumentou o número de ataques a diversos hotéis, restaurantes e instituições políticas, à medida que se aproximam as eleições que decorrerão este ano.

A Agência de Informações e Segurança da Somália (NISA, na sigla inglesa) resgatou do interior do hotel uma dezena de pessoas que em seguida foram transportadas para hospitais da cidade.

O ataque ocorreu apenas um dia depois de forças somalis terem matado o líder dos al-Shabab que planeou o ataque à Universidade de Garissa, no Quénia, Mohamed Kuno, numa operação coordenada com tropas norte-americanas.

O ato terrorista de hoje em Mogadíscio registou-se também dias antes de o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aterrar na capital somali, esta semana, na sua terceira visita oficial ao país do Corno de África.

Em janeiro de 2015, Erdogan cancelou a visita que tinha agendada a Mogadíscio para assistir ao funeral do rei da Arábia Saudita, Abdallah bin Abdulaziz, só um dia depois de o al-Shebab ter atentado contra o hotel onde estava alojada a delegação turca na capital somali.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt