Pedro Silva Pereira deverá dirigir processo de eleição de novo presidente do Parlamento Europeu
O eurodeputado português Pedro Silva Pereira, do PS, deverá dirigir o processo de eleição do novo presidente da assembleia. O ato eleitoral decorre na próxima semana e serve para eleger quem sucederá no cargo a David Sassoli, falecido na madrugada de terça-feira.
Em declarações no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Pedro Silva Pereira explicou que, até à eleição do sucessor de Sassoli, a presidência interina deverá ser assumida pela primeira vice-presidente, Roberta Metsola.
"Nós temos uma hierarquia dos vice-presidentes do Parlamento Europeu. Eu sou o segundo vice-presidente do PE, portanto, institucionalmente, a quem caberá assumir a presidência interina é à primeira vice-presidente, que é a maltesa Roberta Metsola", explica Pedro Silva Pereira. No entanto, como é candidata ao cargo, a condução do processo eleitoral deve ser presidido pelo eurodeputado português.
Metsola, considerada a principal candidata a assumir a presidência do PE, já reagiu à morte de Sassoli. No Twitter, a eurodeputada refere estar com "o coração partido. A Europa perdeu um líder, eu perdi um amigo, a democracia perdeu um campeão".
Twittertwitter1480765022846476289
Também Pedro Silva Pereira recordou o ex-presidente do PE. Para o português, Sassoli era um "um grande democrata, um grande defensor do projeto europeu, que conseguiu uma coisa notável, que foi manter o Parlamento plenamente operacional apesar dos constrangimentos da pandemia".
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.