Pedro Rufino eleito o melhor treinador do mundo em 2014

É mais uma distinção para coroar o ano de ouro do ténis de mesa português: <b>Pedro Rufino, treinador da seleção nacional, foi eleito esta quarta-feira o melhor técnico mundial em 2014</b>.
Publicado a
Atualizado a

Rufino, de 41 anos, recebeu o prémio de melhor treinador masculino do ano, para a ITTF (Federação Internacional de Ténis de Mesa), numa gala que decorreu esta quarta-feira, no Dubai. O técnico português - que levou a seleção nacional ao título europeu de equipas, em setembro de 2014 - derrotou na votação o chinês Kong Linghui e o alemão Volker Ziegler.

"Estar nomeado já foi uma grande honra e receber este prémio é fantástico. Não posso esquecer os jogadores: foram eles que me colocaram nesta posição, por isso, esta vitória é também deles", afirmou o técnico nortenho (que concilia o ténis de mesa com um trabalho na divisão de desporto da Câmara Municipal de Gaia), ao receber o troféu.

O português Marcos Freitas, atual n.º 10 do ranking mundial, também estava nomeado para o prémio de melhor mesatenista masculino do ano, mas foi derrotado pelo nigeriano Quadri Aruna (que protagonizou em 2014 a maior ascensão da história do ténis de mesa em África, ao chegar ao n.º 30 do ranking). Os outros nomeados eram os chineses Xu Xin e Fan Zhendong, 1.º e 3.º da tabela.

A nomeação de Marcos Freitas e a vitória de Pedro Rufino foram o corolário do melhor ano da história do ténis de mesa em Portugal: a seleção conseguiu o 5.º lugar no Mundial por equipas e a vitória no Europeu; e o mesatenista madeirense chegou à posição mais alta de sempre de um luso no ranking mundial (9.º, em novembro de 2014). Pedro Rufino já tinha sido eleito o melhor treinador nacional do ano, pela Confederação do Desporto de Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt