PDA lamenta fraca votação no Norte
De acordo com os dados divulgados pela Direcção-geral da Administração Interna, o PDA foi o segundo partido menos votado, com 0,08 por cento dos votos, apesar de nos Açores, região autónoma de onde é originário, ter conseguido 0,41 por cento dos votos.
Manuel Costa disse à agência Lusa que os resultados "na região [açoriana] não foram maus, mas no todo nacional, especialmente no Norte do Continente", onde o PDA esperava eleger um deputado, a votação "ficou aquém das expectativas".
"De qualquer das maneiras não é motivo para desistirmos, a matriz [do partido] é a mesma e vai continuar a guiar-nos, mas enquanto não houver uma mudança no sistema eleitoral para se reduzir drasticamente a abstenção, não é possível aos pequenos partidos saírem da cepa torta", disse o líder do PDA.
"A abstenção não colaborou [connosco]. A nossa mensagem era muito dirigida aos abstencionistas, mas a abstenção quase que é um problema crónico nacional. Tem de se fazer alguma coisa para solucionar este problema, como tornar o voto obrigatório", considerou Manuel Costa.
O PDA vai na segunda-feira analisar os resultados "localidade a localidade para tirar ilações não precipitadas e dar respostas necessárias".
A agência Lusa tentou também contactar o partido com menos votos nestas eleições, o Partido Humanista (PH), com 0,06 por cento da votação, mas até ao momento não foi possível.