Oficial: Paulo Sousa é o novo treinador do Flamengo

Treinador português rescindiu esta quarta-feira o contrata com a federação polaca de futebol. Assinou com o mengão até 2023.
Publicado a
Atualizado a

Paulo Sousa já assinou pelo Flamengo. O treinador português foi oficializado esta quarta-feira pelo clube brasileiro, horas depois de rescindir contrato com a federação polaca. Assinou até 2023 e explicou a decisão de trocar a Polónia pelo Flamengo: "A grandeza do clube, as minhas próprias expectativas de ganhar num clube que tem essa ambição constante. Ou seja, temos a mesma ambição."

Twittertwitter1476282184713609217

O novo treinador do gigante rubro negro chega ao Rio de Janeiro na primeira semana de janeiro e inícia os trabalhos no Ninho do Urubu no dia de 10, mas já deixou uma mensagem à "maior torcida do Mundo" através de um vídeo publicado nas redes sociais do Fla. "Alô, Brasil! Esta é uma mensagem para a maior torcida do mundo. Faço com muito orgulho e satisfação de representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para dar alegrias, títulos e aproximarmos mais de 40 milhões de adeptos em torno da equipa. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras", gritou Paulo Sousa.

Twittertwitter1476283910518722560

Horas antes, o presidente da federação polaca, Cesary Kulesza, informou no Twitter que o organismo decidiu por "por unanimidade rescindir o contrato com o até agora selecionador polaco: "Como parte do acordo, o ex-selecionador pagará uma indemnização à Federação [à volta de 300 mil euros]." O mesmo Kulesza tinha acusado o português de "comportamento extremamente irresponsável" quando no dia 26 pediu para rescindir contrato para assinar pelo emblema do Rio da Janeiro. O treinador português falhou o acesso direto ao Mundial 2022 e iria fazer o playoff de acesso ao Campeonato do Mundo do Qatar, em março.

Twittertwitter1476268225230999563

Desde que Renato Gaúcho pediu a demissão, depois de perder a Taça Libertadores para o Palmeiras de Abel Ferreira, que o clube brasileiro procura um treinador para regressar aos títulos. E com uma característica peculiar: tinha de ser português. Além de Jorge Jesus (agora ex-Benfica), os dirigentes do mengão abordaram Carlos Carvalhal (Sp. Braga) e falaram com Paulo Fonseca (sem clube) e Rui Vitória (sem clube) além de Paulo Sousa.

Visto como um profissional, carismático e adeptos do jogo ofensivo, o ex- jogador, que venceu duas Liga dos Campeões (Juventus, em 1996, e Borussia Dortmund, em 1997) iniciou a carreira de treinador em 2005 nos Sub-16 portugueses. A primeira experiência como profissional aconteceu no Queen Park Rangers (2008). Desde então treinou Swansea (Inglaterra), Leicester (Inglaterra), Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basileia (Suíça), Fiorentina (Itália), Tianjin Quanjian (China) e Bordéus (França) antes da seleção polaca. Segue-se o Flamengo.

Será a oitava experiência no estrangeiro como treinador do antigo internacional português, que assim se junta ao também português Abel (Palmeiras) no Brasileirão. E poderá ainda ter a companhia de Jorge Jesus, que já negoceia com o Atlético Mineiro. A aposta dos técnico portugueses não passou despercebida à Globo: "O Flamengo será dirigido por Paulo Sousa, o Palmeiras por Abel Ferreira e o Atlético pode ser de Jorge Jesus. Quem diria que o país de técnicos campeões em Portugal, como Oto Glória, Carlos Alberto Silva, Yustrich, Otto Pedro Bumbel e Marinho Peres, agora importa conhecimento de Lisboa, da Amadora, do Vizeu [Viseu] e Penafiel."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt