"Sinto-me cada vez mais confortável no Brasil"
Paulo Rocha encontra-se atualmente em gravações para a novela Totalmente Demais, que se estreou esta segunda-feira em Portugal, no canal Globo, exclusivo NOS. O ator português tinha 33 anos quando chegou ao Brasil, hoje tem 39, e garante que já se sente perfeitamente integrado na sociedade brasileira. "Ao fim destes cinco anos já me sinto com mais consciência do que é ser brasileiro, com todos os prazeres e todas as angústias".
Apesar de sentir saudades de Portugal, o galã confessa que o seu futuro passa cada vez mais pelo outro lado do Atlântico. "Vão matar-me em Portugal, mas a verdade é que sinto-me cada vez mais confortável no Brasil. Por força do trabalho que eu desenvolvo aqui é muito difícil ir a Portugal mais do que uma ou duas vezes por ano. Houve um deslocamento das minhas amizades, procurei integrar-me na sociedade brasileira, criar amigos e falar o mínimo possível o português de Portugal, para o processo ser mais rápido", explicou durante uma videoconferência para promover a novela Totalmente Demais.
Esta é já a quarta novela que o ator português faz para a Globo. A sua estreia na ficção brasileira deu-se com Fina Estampa, assinada por Aguinaldo Silva, em 2011. Numa retrospetiva da sua carreira, Paulo Rocha considera que hoje é um ator "muito mais bem preparado" do que aquilo que era quando chegou ao Brasil, e espera que esse processo evolutivo continue.
[youtube:vb-OAQGtQuQ]
Sobre um eventual regresso ao seu país natal, o galã refere que "não faz planos a médio prazo" sob pena de "demonizar algumas oportunidades que possam surgir". Mas admite: "Cada vez tenho mais falta do Brasil quando vou a Portugal".