Patrícia Mamona e Susana Costa lutam pelo pódio
"Isto é história." Foi assim que Patrícia Mamona, campeã europeia de triplo salto, definiu ontem o seu apuramento e o de Susana Costa para a final de hoje da categoria. Agora o sonho só termina com as medalhas.
"Não foi a qualificação direta, mas estou bastante contente, porque isto é história. Não tinha chegado a uma final olímpica em Londres, em 2012, por um ou dois centímetros e agora, aqui, duas raparigas portuguesas estão na final olímpica", disse a atleta do Sporting, manifestando também o seu orgulho pela qualificação da compatriota do Benfica.
"Sabia que a Susana era a última a saltar e podia também chegar à final. Quando saltou, vi logo que era um grande salto. Fiquei a rezar para que a marca fosse suficiente. Quando se confirmou, não consegui conter minha alegria e fui abraçá-la", salientou.
Quanto à final de hoje, Patrícia Mamona pede o apoio dos portuguesa, numa prova onde diz ir "saltar para ganhar".
[artigo:5322298]
"Tenho de ir buscar garra onde não há e agradecer o apoio dos portugueses e pedir que nos continuem a apoiar. Agora conseguimos apurar duas portuguesas para a final e as expectativas são positivas. Agora só espero que o meu melhor seja melhor do que o das outras. Se fizer uma marca má e um lugar bom também fico contente. Vou saltar para ganhar", concluiu Patrícia Mamona.
Também Susana Costa mostrou o seu orgulho pela chegada à final do triplo salto, mas revelando-se mais ponderada do que a colega Patrícia Mamona.
"Foi uma sensação ótima, de alívio, de sentimento de dever cumprido. "Isto nunca aconteceu. Estou muito feliz por estar aqui pela primeira vez, por ter conseguido este feito. Estou muito orgulhosa de mim e agora é pensar na final", referiu a atleta benfiquista, confessando que o apoio de Nélson Évora nas bancadas foi "muito importante".
[artigo:5308090]
Fim olímpico para o ténis de mesa
Depois de terem sido afastados em singulares, terminou também ontem o percurso olímpico dos atletas de ténis de mesa, agora por equipas, tendo perdido por 3-1 contra a Áustria.
Marco Freitas foi o único que conseguiu vencer o seu jogo, tendo João Monteiro e Tiago Apolónia sido derrotados em pares e também nas respetivas partidas de singulares.
Nos portugueses de ontem destaque também para a dupla José Costa e Jorge Lima, na categoria de 49er de Vela, que está agora em 11.º, após o final da segunda regata, isto após ter terminado o primeiro dia de prova na segunda posição.