Partido Trabalhista holandês derrota populistas e ganha eleições europeias
O Partido Trabalhista holandês terá obtido esta quinta-feira uma estrondosa vitória nas eleições para o Parlamento Europeu, revela uma sondagem feita à boca das urnas.
O partido de Frans Timmermans, pró-parlamento europeu, trocou as voltas a todas as projeções que davam como garantida a vitória dos liberais e populistas.
De acordo com a mesma projeção, o Partido Trabalhista de Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, terá conseguido obter mais de 18% dos votos, tendo conseguido cinco dos 26 lugares de deputados destinados aos Países Baixos.
O Partido Popular para a Liberdade e Democracia terá obtido quatro lugares com 15% dos votos e o recém-criado Fórum para a Democracia, da ala populista de Thierry Baudet, três lugares com 11% dos votos.
Os holandeses foram os primeiros a votar para o Parlamento Europeu, juntamente com os britânicos. Os restantes países da UE irão votar até domingo. As últimas sondagens antes da votação indicavam que a a vitória iria para os populistas de Baudet, que ficaram com cinco lugares de deputado