Vitorino Silva deixa a direção do RIR. Partido com congresso marcado
Depois de terem circulado notícias que davam conta da saída de Vitorino Silva (mais conhecido como Tino de Rans) da direção do partido Reagir-Incluir-Reciclar, o partido vem agora esclarecer que quatro membros da direção puseram os lugares à disposição - sem especificar, no entanto, de quem se trata.
Em comunicado, o partido explica que "depois do resultado eleitoral das Legislativas, a Direção Política Nacional do partido decidiu, pedir a marcação de um congresso eletivo, tendo o mesmo não sido aceite pela Mesa da Assembleia". Assim, esclarece, os membros da direção colocaram o lugar à disposição para o congresso poder acontecer.
Márcia Henriques, vice-presidente do partido, explica ainda que o presidente do partido "já há meses a esta parte delegou os seus poderes" em si, assumindo, além da vice-presidência, a função de porta-voz. "Existe naturalmente uma sucessão em vista. O presidente Vitorino Silva quer passar o seu testemunho, apoiando uma candidatura minha à presidência. Não abandona o partido e será sempre um braço direito", explica a porta-voz.
Ao DN, Márcia Henriques esclareceu que o presidente do partido é um dos quatro membros que colocou o lugar à disposição, esclarecendo que Vitorino Silva é o líder do RIR até ao congresso e não se vai recandidatar à liderança do partido que fundou em 2019.