Parque de autocaravanismo quer combater sazonalidade
Francisco Amaral explicou que o parque, que custou perto de 175 mil euros e foi cofinanciado em 75 por cento por fundos comunitários, vai permitir que os autocaravanistas disponham de locais próprios, com todas as condições, numa das zonas mais desertificadas do país, em vez de ocuparem parques de estacionamento automóveis sem estruturas de apoio.
Segundo o município, o parque está equipado com mesas e bancos, disponibiliza grelhadores, instalações sanitárias e zona de estacionamento automóvel e conta ainda com "uma plataforma para a prática informal de desporto".
O parque dispõe de lugar para 16 caravanas e permite aos caravanistas abastecerem-se de água potável, carregar baterias e libertar águas residuais.
O parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro vai ainda "ajudar economia local, porque os seus utilizadores são, ao contrário do que se pensa, pessoas com algumas posses e que vão utilizar restaurantes e supermercados na zona", disse o presidente da Câmara de Alcoutim, um dos concelhos mais envelhecidos do país.
"Os parques de estacionamento do litoral, em Vila Real de Santo António, Altura ou Tavira estão muitas vezes ocupados por autocaravanas que não têm para onde ir. Daí a importância de criar estes espaços, sobretudo junto a barragens e ribeiras, que tenham as condições todas para a prática deste tipo de turismo, como água potável ou locais para libertar águas residuais", afirmou o autarca.
Francisco Amaral sublinhou que este tipo de Turismo é também muito praticado no inverno, "o que permite ajudar a combater a sazonalidade", aproveitando também a singularidade das condições naturais do nordeste algarvio.
O parque de autocaravanismo do Pereiro é o segundo que vai abrir em Alcoutim, depois de a autarquia ter criado uma estrutura idêntica na sede do concelho.