Paridade de género nas vozes marca 14.ª edição do EDP CoolJazz

Festival decorre ao longo de sete noites, com dois concertos cada, em mais uma mostra de grande variedade de estilos musicais
Publicado a
Atualizado a

A exemplo do Super Bock Super Rock, festival que tem mais géneros musicais além daquele que o nome anuncia, também o EDP CoolJazz tem um nome enganador. Sim, há jazz no cartaz, mas como noutros anos, está entre a pop, o rock, a MPB e o cruzamento entre estas e outras latitudes sonoras. Casam na perfeição com a ideia e a imagem do festival artistas como Jamie Cullum, Jamie Lidell & The Royal Pharaohs ou Rodrigo y Gabriela. Tudo cool, claro.

Nesta edição salta à vista o número de mulheres (e de portuguesas) a cantar: cinco lusas, uma brasileira e uma norte-americana em 14 concertos. Logo na noite inaugural, Márcia regressa a um festival em que se tinha apresentado em 2014, na mesma noite de Suzanne Vega. Entretanto, a lisboeta tem mais um disco no repertório (Quarto Crescente). Na terça-feira há também Rodrigo y Gabriela. A dupla mexicana estreou-se em Portugal no ano passado, na Aula Magna, e quem lá esteve não esqueceu as versões de Metallica, Radiohead ou Red Hot Chili Peppers, nem os temas originais que os guitarristas executaram.

Na noite seguinte, é a pop de Rita Redshoes (cujo mais recente disco, Her, tem temas em português, uma novidade) a casar com uma viagem aos anos 80 com os Pretenders de Chrissie Hynde. Dia 20, nada mais apropriado para o aquecimento aos ritmos funk e jazz de Maceo Parker que a atuação de Teresa Freitas de Sousa, ou seja, Da Chick.

Uma noite com sotaque brasileiro é a proposta para dia 23. Maria Gadú está de volta a Portugal, e a sensação Filipe Catto também: estreou-se em março deste ano, com três datas em Lisboa, Ílhavo e Braga e ei-lo de regresso. O cantor e compositor de 29 anos já conta com quatro álbuns e promete continuar na rota ascendente da música popular brasileira.

No dia 26, a compositora de Amar pelos Dois, Luísa Sobral, partilha o palco com Jamie Lidell e o septeto The Royal Pharaohs. Na noite de fim de festa, 29, Jamie Cullum (que promete tocar temas novos do disco que irá sair depois do verão) apadrinha um novo talento do jazz nacional, Beatriz Pessoa. E há tudo para correr bem, a acreditar nas palavras do britânico ao DN. "Em Portugal há um público apaixonado que faz um músico sentir-se muito bom em palco", declarou.

Por fim, referência à única noite do festival sem vozes femininas. É no dia 25 e tem o português Jorge Palma e o inglês Jake Bugg.

Cartaz EDP Cooljazz

Terça-feira - 18 de julho

JARDINS MARQUÊS DE POMBAL

Rodrigo y Gabriela

Márcia

Quarta-feira - 19 de julho

PARQUE DOS POETAS

The Pretenders

Rita Redshoes

Quinta-feira - 20 de julho

JARDINS MARQUÊS DE POMBAL

Maceo Parker

Da Chick

Domingo - 23 de julho

JARDINS MARQUÊS DE POMBAL

Maria Gadú

Filipe Catto

Terça-feira - 25 de julho

JARDINS MARQUÊS DE POMBAL

Jorge Palma

Jake Bugg

Quarta-feira - 26 de julho

JARDINS MARQUÊS DE POMBAL

Luísa Sobral

Jamie Lidell & The Royal Pharaohs

Sábado - 29 de julho

PARQUE DOS POETAS

Jamie Cullum

Beatriz Pessoa

Abertura de portas às 19.00

Início dos concertos às 21.30

Preços a partir dos 15 euros (cartão jovem municipal Oeiras) e 25 euros (geral).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt