Panda vermelho em fuga na Irlanda do Norte
As autoridades de Belfast, na Irlanda do Norte, emitiram este domingo um alerta para o desaparecimento de um panda vermelho. Acredita-se que o animal terá fugido na direção de Glengormley, uma localidade a norte de Belfast que fica a uma pequena distância do jardim zoológico.
Apesar da natureza pacífica desta espécie, as autoridades estão a pedir aos cidadãos que não se aproximem do panda evadido caso o avistem, optando antes por avisar a polícia através do número de emergência.
O Jardim Zoológico de Belfast está fechado para manutenção entre esta segunda-feira e sexta-feira, não se sabendo se a fuga do panda vermelho estará relacionada com os preparativos desta ação. O zoo integra um programa de reprodução da espécie e, em novembro, celebrou o nascimento de duas crias.
Pouco maiores do que um gato doméstico, os pandas vermelhos - uma espécie rara e classificada como ameaçada - são naturais dos Himalaias, na Ásia, com a sua população a distribuir-se por Butão, China, Paquistão, Índia, Laos, Nepal e Myanmar. Tal como os seus "parentes" mais próximos, os pandas gigantes, alimentam-se sobretudo de bambu.
A espécie pode também ser vista no jardim Zoológico de Lisboa.