País e Leiria devem muito a José Hermano Saraiva

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, afirmou que o "país e Leiria" muito devem a José Hermano Saraiva, falecido hoje na sua residência.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, Raul Castro disse que, "apesar de a sua vida ter sido passada fora desta cidade", o historiador "nunca perdeu a oportunidade de demonstrar publicamente o carinho que sempre nutriu pela terra onde nasceu".

Segundo o autarca, o "conhecimento da História das nossas terras também se deve ao imenso trabalho deste grande divulgador e homem do saber".

"O reconhecimento dos laços identitários das gentes com o património que as envolve foi o resultado da divulgação de 'Alma da gente' e de muitos outros programas e livros da sua autoria, que insistiam nestas questões", adiantou ainda Castro que, em 2010, atribuiu a medalha de ouro da Cidade de ouro, como reconhecimento do "mérito e prestígio" de José Hermano Saraiva.

"Fica-nos na memória aquilo que nos ensinou. Todos vamos sentir a falta deste ilustre leiriense", reforçou o presidente da câmara, que endereça as condolências a toda a família.

Nascido em Leiria, no dia 03 de outubro de 1917, José Hermano Saraiva faleceu hoje na sua residência, no concelho de Palmela.

Foi jurista, ministro da Educação e autor da "História Concisa de Portugal", mas tornou-se conhecido do grande público como apresentador de programas televisivos de divulgação cultural.

Notabilizou-se nas quatro últimas décadas através de programas televisivos sobre História.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt