Pagamento de subsídios a partido neo-nazi foi suspenso

A câmara baixa do parlamento alemão, Bundestag, anunciou hoje a suspensão dos subsídios públicos ao partido neo-nazi NPD por não ter pago uma multa, avançou a AFP.
Publicado a
Atualizado a

"Os pagamentos foram interrompidos", afirmou um porta-voz do parlamento, citado pela versão online do jornal Der Spiegel.

Com esta decisão, o partido de extrema-direita fica inibido de receber a soma de 113 mil euros por não ter pago ao parlamento uma multa de 1,27 milhões de euros relativa a erros nas suas contas.

Todos os partidos alemães recebem 85 cêntimos por cada voto conseguido em eleições europeias, legislativas e regionais. Este valor baixa para os 70 cêntimos se o partido conseguir mais de quatro milhões de votos.

Ao Der Spiegel, o porta-voz do NPD, Frank Franz, disse não estar surpreendido com a decisão, que acredita ser uma forma de bloquear a presença do partido nas eleições legislativas deste ano.

A 14 de dezembro, a câmara alta do parlamento alemão, Bundesrat, arrancou com procedimentos para banir o NPD da vida política por alegadas ligações a um grupo acusado de homicídios racistas.

Uma anterior tentativa de banir o partido, em 2003, acabou por falhar.

Fundado em 1964, o NPD tem uma base mista de novos membros de direita e de nostálgicos do terceiro Reich.

Apesar de não ter membros no parlamento nacional, o partido neo-nazi tem uma presença significativa nas áreas mais pobres da Alemanha de leste.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt