Padre irlandês condenado no Chile pelo abuso sexual de uma menina

Um influente padre irlandês, responsável pela congregação chilena dos Legionários de Cristo, foi condenado esta quarta-feira por abusos sexuais repetidos sobre uma menor que tem hoje 9 anos.
Publicado a

O padre, John O'Reilly, de 68 anos, foi considerado culpado de abusar várias vezes, entre os anos de 2010 e 2012, de uma menor numa escola de alta sociedade em Santiago, na qual o religioso exercia funções de líder espiritual.

Segundo a sentença lida pela juíza Maria Teresa Barrientos, foram apresentadas provas suficientes para estabelecer que o padre abusou da menina, que hoje tem nove anos.

"O tribunal concluiu, para além da dúvida razoável, que O'Reilly cometeu atos de natureza sexual implicando contactos físicos com uma aluna daquela escola", declarou a juíza.

Este caso atinge um dos mais influentes padres do Chile, próximo dos meios de negócios e da classe política. O Congresso concedeu-lhe mesmo nacionalidade chilena em 2008.

Os crimes aconteceram no Colegio Cumbres, estabelecimento escolar frequentado pelos filhos da élite chilena.

O padre nascido na Irlanda chegou ao Chile em 1984 e foi representante da poderosa Congregação dos Legionários de Cristo, fundada em 1941 no México pelo padre Marcial Maciel, que a dirigiu até à sua morte - e que foi depois acusado de numerosos abusos e maus tratos a menores alegadamente cometidos durante décadas.

O padre O'Reilly foi igualmente acusado de ter molestado a irmã mais velha da vítima, mas o tribunal ilibou-o desta acusação, por falta de provas.

A pena a aplicar será anunciada por um tribunal penal de Santiago no dia 11 de novembro. O procurador encarregue da acusação pede uma pena de 10 anos de prisão.

Durante os dois meses que durou o julgamento o padre recusou-se sempre a fazer qualquer declaração. Esta quarta-feira, após a sentença, limitou-se a dizer à imprensa: "Deus dirá".

Diário de Notícias
www.dn.pt