Pacifica, a cidade californiana que está a cair ao mar

As tempestades de inverno estão a fazer a linha de costa recuar rapidamente
Publicado a
Atualizado a

A rápida erosão costeira de um troço do litoral da Califórnia, nos Estados Unidos, obrigou a evacuar várias zonas da cidade de Pacifica. As últimas tempestades, com uma força que as autoridades atribuem ao fenómeno El Niño, levaram parte dos quintais de alguns prédios e de um parque de estacionamento, deixando ainda edifícios de habitação em risco de cair ao Pacífico.

[artigo:5001514]

"O El Niño está a atingir a linha costeira da cidade e ter impactos quase diários em propriedade privada e pública. Precisamos de apoios estaduais e federais para dar resposta à lista crescente de infraestruturas públicas que estão em risco", afirmou o administrador da cidade Lorie Tinfow, citado pela CNN.

As autoridades da cidade já declararam estado de emergência e ordenaram a evacuação de vários prédios: esta segunda-feira outras 20 pessoas tiveram de deixar as suas casas.

Não é a primeira vez que a cidade sofre os efeitos do El Niño, segundo a CBS. Em 1998, a linha costeira recuou tão rapidamente que uma casa caiu ao mar e outras foram demolidas antes da queda, que se revelou inevitável. E em 2010 a situação repetiu-se com dois blocos de apartamentos.

[artigo:3787350]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt